Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Dieta alimentar adequada na recuperação pós cirurgia

Postado em 08/07/2019



As necessidades nutricionais após uma cirurgia variam de acordo com o tipo de procedimento. Dependendo do local secionado, passará a ser necessária certa atenção quanto à reposição de nutrientes específicos, mas na maioria dos casos a proteína é uma das mais importantes para auxiliar durante o processo de cicatrização e reparação dos tecidos e órgãos. As proteínas de origem animal podem ser encontradas no peixe, frango, carnes bovina, suína e de aves, leite de vaca ou de cabra, e todos os derivados lácteos, como queijo, iogurte, requeijão e creme de leite. Já as proteínas de origem vegetal estão em feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja e derivados, como carne de soja, tofu e leite de soja.

 

Blindagem contra doenças:

Vários alimentos são chamados de funcionais porque, entre outros benefícios que proporcionam à saúde, servem como poderosos aliados na prevenção de doenças. Alguns não podem faltar na alimentação, aqui vão alguns dos principais:

 

- Alho: Tem ação terapêutica no tratamento de desconforto gastrointestinal, parasitoses, verminoses intestinais e dislipidemias, além de atividade anti-inflamatória e antiasmática.

 

- Aveia: Auxilia na redução de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, reduz de forma significativa as concentrações de colesterol ruim e aumenta o colesterol benéfico.

 

- Frutas cítricas: Atuam na prevenção de várias doenças, incluindo alguns tipos de câncer. Elas reduzem o colesterol e controlam a glicemia. Possuem um papel importante na absorção do ferro, prevenindo anemia.

 

- Gengibre: São várias as propriedades conferidas ao gengibre, como anti-inflamatória, antiemética, antinauseante e antibacteriana. É muito utilizado para amenizar os sintomas de vômitos e náuseas, principalmente nos pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

 

- Oleaginosas: Vários estudos demonstram uma relação inversa entre o consumo de oleaginosas e o desenvolvimento de doença cardiovascular. São fontes de proteína vegetal, fibras, vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquímicos. São importantes antioxidantes, sendo o resveratrol o principal representante, presente na casca e na semente. O resveratrol captura os radicais livres e pode reduzir os riscos de doenças coronarianas, inibindo a agregação plaquetária nas artérias.

 

Todos esses alimentos são muito recomendados para prevenção de doenças e melhora do sistema imunológico após uma cirurgia. Mas, para que os benefícios dos alimentos funcionais sejam atingidos, é necessário que o consumo destes itens seja regularmente.


O ASSIM SAÚDE estimula sua qualidade de vida. Fique atento à sua alimentação diariamente e não somente após algum procedimento cirúrgico.